Difusora FM 88,9

(35) 3561-1506
MENU
Atlético e Cruzeiro oficializam acordo por torcida única nos clássicos até 2025
Pedro Souza/Atlético e Staff Images/Cruzeiro

Esporte

Atlético e Cruzeiro oficializam acordo por torcida única nos clássicos até 2025

Clubes emitiram nota oficial para divulgarem publicamente o acordo, previamente antecipado pela Itatiaia

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Atlético e Cruzeiro oficializaram, nesta segunda-feira (29), o acordo para que os clássicos sejam realizados com torcida única até 2025. A Itatiaia já havia antecipado que os duelos entre os arquirrivais aconteceriam apenas com a torcida mandante nos estádios a partir deste ano.

A medida passa a valer a partir do jogo deste sábado (3), às 19h30 (de Brasília), na Arena MRV, em compromisso pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro. Mandante do duelo, o Atlético terá 100% dos ingressos para comercializar aos seus torcedores.

 

Inicialmente, o acordo vale para competições organizadas pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “No caso de eventuais jogos por torneios da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), os clubes se comprometem a envidar esforços para que as partidas também ocorram sem torcida visitante”, disse a nota.

 

A informação foi publicada na sexta-feira (27) pelo repórter Thiago Reis, da Itatiaia.

Representantes de Atlético e Cruzeiro se reuniram na última terça-feira (23) e formalizaram um acordo para que os clássicos de 2024 e 2025 sejam realizados com torcida única na Arena MRV e no Mineirão, em Belo Horizonte. O encontro contou com a presença de Fernando Abreu, promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Por que a decisão de dois anos?

O prazo de dois anos foi estabelecido para que Atlético e Cruzeiro tenham o mesmo número de jogos na condição de mandante. Isso porque, na fase inicial do Campeonato Mineiro, apenas um dos clubes tem o clássico em sua casa. O Atlético jogará em seus domínios na primeira fase do Estadual deste ano, enquanto o Cruzeiro receberá o rival no Mineirão na fase de classificação do Estadual de 2025.

Motivações do acordo

A decisão consensual por torcida única nos próximos clássicos foi motivada principalmente por dois fatores: o tratamento impróprio, por parte do Atlético, destinado à torcida do Cruzeiro na Arena MRV no último duelo, realizado em 22 de outubro de 2023, pelo Campeonato Brasileiro, e as depredações à Arena MRV realizadas pelos cruzeirenses.

 

Naquela ocasião, o Atlético retirou portas dos banheiros no setor visitante, inclusive os femininos, e não disponibilizou itens de higiene pessoal. A postura da direção atleticana gerou revolta na torcida cruzeirense e recebeu muitas críticas da opinião pública.

Por sua vez, o Cruzeiro teve que arcar com os prejuízos gerados ao Atlético devido às depredações. Cadeiras e catracas, dentre outros itens, foram danificados.

Dentro do prazo de dois anos com clássicos com torcida única, os clubes pretendem aprofundar o debate sobre o modelo ideal para esses jogos em Minas Gerais a partir de 2026

O que diz o MPMG

De acordo com o promotor Fernando Abreu, a decisão consensual dos clubes se sobrepõe ao Regulamento Geral de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que prevê carga de até 10% de ingressos para o clube visitante.

“O ponto que precisa ser destacado: de acordo com o Regulamento Geral de Competições, a solicitação de ingresso para a torcida visitante cabe ao clube visitante. Logo, pelo menos em tese, é perfeitamente possível que os clubes pactuem nesse sentido. Se Cruzeiro e Atlético avançarem, de fato, para a realização do clássico com torcida única, é uma deliberação exclusiva dos clubes seguindo os seus próprios interesses”, explicou Fernando Abreu.

 

 

Nota oficial de Atlético e Cruzeiro

Cruzeiro e Atlético celebram acordo por torcida única

Cruzeiro e Atlético celebraram acordo para que haja torcida única nos clássicos das temporadas 2024 e 2025, válidos pelas competições organizadas pela Federação Mineira de Futebol e Confederação Brasileira de Futebol.

No caso de eventuais jogos por torneios da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), os clubes se comprometem a envidar esforços para que as partidas também ocorram sem torcida visitante.

A medida temporária visa estabelecer um diálogo entre clubes e torcidas, no sentido de buscar soluções definitivas na realização de clássicos nos estádios de Minas Gerais.

Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rádio Difusora no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )